Prova inspirada na Badwater e na BR135 é a casca grossa de Portugal

A claustrofobia
03/08/2017
Nova prova chilena Pucón Trail Run abre inscrições
14/08/2017

A prova mais casca grossa de Portugal - Photo: Thiago Diz

São Paulo(Na Terrinha…) – Inspirada em duas das mais difíceis corridas do mundo, a Badwater, disputada no Vale da Morte nos Estados Unidos, e na brasileira BR 135, em Portugal acontece a PT281+ Beira Baixa, que como o nome pode supor possui 281 quilômetros de extensão. Prova “non stop” é percorrida em estradas secundárias e de terra batida. Seu tempo-limite é de até 66 horas. Além do lado esportivo a competição tem seu lado cultural, visto os atletas correrem por castelos, igrejas e aldeias milenares.

Como se vê, é prova para experientes que mantém um pace de ultra forte. Na última edição 50% dos que largaram não conseguiram chegar na meta final, o que faz da competição ser considerada por muitos como mais difícil do que as corridas que a inspiraram.

A PT281+ acontece na bela região de Beira Baixa, local de altíssimo relevo histórico e natural onde se destacam o Geopark Português, Naturtejo,  Aldeias do Xisto, entre outras aldeias históricas. A região possui áreas naturais classificadas pela UNESCO como Patrimônio da Biosfera. A competição acontece no mês de julho quando os termômetros na região atingem facilmente os 40ºC.

Prova semi auto-suficiência, os atletas encontram durante o percurso vários postos de controle com toda a infra-estrutura de alimentos, hidratação e para aquela providencial soneca para recompor as energias.

Mas a corrida não se destina só aos super ultras que querem encarar sozinhos o grande desafio. Além do “solo”, a PT281 possui as categorias em duplas, trio ou quartetos.

As inscrições para a quarta edição da PT281+ que acorrerá em 2018 abrem no próximo mês de outubro.

Mais informações:

Confira o site oficial.

Galeria de imagens da última edição clique aqui.

Harry Thomas Jr.
Harry Thomas Jr.
É Publisher do Blog do Harry. É jornalista especializado em corridas de rua desde 1999 quando lançou o site Maratona. Posteriormente esteve à frente dos portais Webrun e Running News. Expert em corridas tem matérias publicadas em todas as revistas de running do Brasil. Já participou de provas que vão dos 5k aos 67km na Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão. Além do asfalto aprecia Trail Run.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *