Carla Moreno da adeus ao triathlon profissional

Meia Maratona de São Paulo elimina curvas e fica mais rápida
04/02/2018
Combate aos ‘bandits-pipocas’ continua na temporada com Corredor Legal
05/02/2018

A foto que escolheu para dar adeus ao profissional - Photo; Reprodução

Depois de completar 22 anos de carreira profissional, uma das maiores estrelas da história do triathlon brasileiro sai de cena. Trata-se de Carla Moreno a melhor atleta da categoria olímpica do esporte no Brasil. Assisti embates memoráveis entre Moreno, Mariana Ohata, Sandra Soldan, Adriana Piacsek, mas, Carla foi um pouco além de suas companheiras, e ouso dizer, que no Brasil após Fernanda Keller foi nossa melhor triatleta.

Com apenas três temporadas como profissional foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg em 1999, e um ano depois representou o país nos Jogos Olímpicos de Sydney.

Exímia corredora – e em sua época era considerada das melhores do triathlon mundial, aliás, a única a correr pau a pau com a canadense Carol Montgomery, a então melhor triatleta-corredora do mundo. Ainda presenciei Moreno correr de ombro a ombro com a elite das corredoras brasileiras. E estamos falando da melhor fase feminina do running brasileiro com Narloch, Sirlene, Ednalva, Marily, Selma, Adriana, Fabiana Cristina, Vaqueiro, Baldaia, Lucélia… Era nítido se optasse pela corrida, Moreno teria sucesso como aconteceu na fortíssima Avon Running onde conquistou a terceira colocação na competição, mesmo sem ter treinado especificamente para a prova. Na ocasião, Moreno, ficou a apenas um segundo da segunda colocada, Selma dos Reis, deixando para trás as experientes e competitivas corredoras Márcia Narloch e Edinalva Lauriano, quarta e quinta colocadas, respectivamente.

Radicada em Clermont, na Flórida, desde o ínicio da década, Moreno retornou em agosto de 2015 para vencer uma das mais difíceis corridas do Brasil, a Mizuno Uphill Marathon, quando pulverizou o recorde da prova fechando em 3:40:40.

Certa vez Moreno me contou que seu sonho era completar uma Comrades, mas faria isso só quando se aposentasse.

Quem sabe um dia ela esteja lá para o bem do esporte.

Parabéns Carla Moreno!

Harry Thomas Jr.
Harry Thomas Jr.
É Publisher do Blog do Harry. É jornalista especializado em corridas de rua desde 1999 quando lançou o site Maratona. Posteriormente esteve à frente dos portais Webrun e Running News. Expert em corridas tem matérias publicadas em todas as revistas de running do Brasil. Já participou de provas que vão dos 5k aos 67km na Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão. Além do asfalto aprecia Trail Run.

2 Comentários

  1. Ernani Souza disse:

    Dava gosto de vê-la nas provas de triathlon.

  2. Patrícia conchon ribas disse:

    Atleta e pessoa incrível!! Admiro muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *